Foto: Susepe (Divulgação)
Prédio de 54 metros quadrados custou R$ 45 mil
A partir desta semana, cerca de 20 apenados passam a ter a oportunidade de desenvolver atividades de artesanato e de estudo em um novo pavilhão inaugurado na área do Presídio Estadual de Cacequi. A Vara de Execuções Criminais (VEC) e o Conselho da Comunidade local investiram R$ 45 mil para a construção do prédio.
Com 54 metros quadrados, o pavilhão foi batizado com o nome do agente penitenciário Roni Marcelo Weiss da Rosa, que faleceu em 2016, em razão de problemas cardíacos. Para o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Fabrício Ragagnin, a homenagem é "justa e valorosa".
- Este ato enaltece um colega competente e que tinha o respeito de todos - afirma Ragagnin.
Cruz Alta também adere ao Sistema Integrado de Segurança do Estado
O delegado penitenciário da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Anderson Prochnow, destacou que o pavilhão supre uma demanda antiga, promovendo mais tratamento penal para os presos, que necessitavam de um espaço apropriado para execução de tarefas sociais.
O diretor da casa prisional, Alexsandro Parise, informa que a construção do pavilhão foi executada durante administração anterior e, agora, foi possível inaugurar o espaço.
INCLUSÃO SOCIAL
O primeiro grupo de apenados para o trabalho já foi formado e terá encontros a cada 15 dias. O grupo de internos foi organizado pela psicóloga Alice Pacheco e a assistente social Rosaura Freitas. Para as profissionais da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), o espaço vai auxiliar na inclusão social.
*Com informações da Susepe